Importância de relaxar

Relaxar é da natureza do nosso corpo, cada músculo retorna ao repouso após uma contração naturalmente, então porque temos tanta dificuldade para relaxar? Porque interferimos na natureza, ou seja, tensionamos músculos e os mantemos tensionados desnecessariamente, levando-nos para situações de stress emocional e mental, e então, normalmente,  vamos precisar ajudar a natureza a nos equilibrar, pois ela terá dificuldade de fazer isto sozinha.

Como inconscientemente levamos o corpo à sobrecarga das contraturas, dos encurtamentos musculares, com suas consequências mais conhecidas, tais como insônia, dores articulares e musculares constantes, fadiga, etc…, precisaremos trazer para o consciente esta situação e contexto, por que, para realizarmos um auto relaxamento eficiente será necessário exercitar a presença de nossa atenção no momento presente e em nosso corpo.

Existem muitas técnicas, que na maioria das vezes são, nada mais que o ato de olharmos para nos mesmos, parte a parte, e comandarmos o relaxar. Isto, normalmente já traz ótimos resultados, mas para mantermos os benefícios a longo prazo será importante nos dedicarmos a práticas de autoconhecimento e auto percepção.

Podemos usar atividades físicas intensas e a produção de endorfina e outros neurotransmissores para ajudar, mas, em alguns casos, estamos tão contraídos que precisaremos de um bom alongamento e aquecimento antes, para evitarmos lesões.

No yoga aprendemos que a hora de relaxar é a oportunidade de deixar o corpo integrar os efeitos da prática. Que durante este período de repouso, o prana (energia vital), ativado pelas posturas pode ser usado para energizar todo o organismo e é normalmente utilizado no fim de uma atividade, pois reabastece nossa disposição, parece mesmo que tiramos uma soneca recuperadora, e podemos reiniciar nossas tarefas, renovados.

Podemos usar do relaxamento em nosso dia a dia quando nos sentirmos cansados, ou de forma regular, para manutenção do bem estar e recuperação do stress. Basta parar uns minutos e relaxar, um período de uns 20 minutos e podemos voltar às atividades, certamente, mais atentos, produtivos bem humorados. Quanto mais se pratica, melhor se sente.

Procure um professor, um grupo ou relaxe sozinho, temos tutoriais, vídeos, áudios a vontade na rede, claro que recomendamos nossos canais, mas, recomendamos fortemente a você que esta lendo que pratique o relaxamento regularmente, certamente a sua vida terá mais sabor e alegria!!

Controlando a ansiedade

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar

O que fazer?

  • Respirar conscientemente faz a mente abandonar as preocupações para colocar-se no momento presente. Volte a prestar atenção na respiração muitas vezes no decorrer do dia.
  • Praticar ásanas com atenção total no corpo.
  • Relaxamento mais longo.

Prática:

Relaxamento é uma das melhores formas de ganhar energia!

 

Relaxamento muscular, sob a ótica da fisiologia, designa o fenômeno da distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente após uma contração muscular, quanto por ação de medicamentos, como no caso de anestesia. Ele também pode ser obtido através da prática de alguma técnica de relaxamento. Abaixo iremos descrever uma.

No yoga aprendemos que a hora de relaxar é a oportunidade de deixar o corpo integrar os efeitos da prática.  Que durante este período de repouso, o prana (energia vital), ativado pelas posturas pode ser usado para energizar todo o organismo. Normalmente utilizado no fim de uma atividade, reabastece nossa disposição, parece que tiramos uma soneca recuperadora, e podemos reiniciar nossas tarefas, renovados.

Podemos usar do relaxamento em nosso dia a dia quando nos sentirmos cansados, ou de forma regular, para manutenção do bem estar e recuperação do stress. Basta parar uns minutos e relaxar, um período de uns 20 minutos e podemos voltar às atividades. Certamente, mais atentos, produtivos bem humorados. E quanto mais se pratica, melhor se sente.

Relaxar, conforme diversos artigos e pesquisas cientificam:

  1. Melhora a saúde do coração
  2. Melhora a disposição
  3. Fortalece o sistema imunitário
  4. Melhora a memória
  5. Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  6. Reduz o risco de depressão
  7. Ajuda a manter o peso adequado
  8. Previne a acne
  9. Reduz a tensão muscular e alivia a dor crónica
  10. Aumenta a libido

 

Relaxamento muscular (pratica):

Sentados, na posição mais confortável possível vamos respirar para cada parte do corpo. Focar em cada parte do corpo e respirar e visualizando-a relaxando. Dos pés à cabeça. Respirar pelas nossas conexões espirituais, aspirações e desejos. Para finalizar respirar sem motivo. Permanecer! Deleitar-se