Posturas fáceis do Yoga para melhorar nosso dia a dia – II !!

Os ásanas, ou posturas, proporcionam uma massagem nos órgãos, ajudando a melhorar seu funcionamento. Dessa forma, o Yoga e seus asanas também beneficiam o desempenho coordenado dos diversos sistemas do corpo – digestivo, endócrino, cardiovascular, nervoso, etc.

O Yoga cura diversas doenças crônicas, como pressão sanguínea alta/baixa, dor corporal crônica, diabetes, depressão, distúrbios do sono, etc., de forma simples e natural, e também melhora o sistema imunológico.

Um dia bem começado com a prática das ásanas do yoga nos mantém enérgizados, entusiasmados e renovados até o anoitecer.

A palavra Yoga significa união em sânscrito entre corpo, mente e espirito. Equalizando harmonia e equilíbrio.

Abaixo série  para tonificars pernas fortalecimento e relaxamento de membros inferiores e quadril.

Benefícios:

  • Melhoria nos movimentos diários, excelente para quem fica muito tempo sentado, dirigindo e entre idas e vindas
  • Alivio de dores de costas, coluna, pernas, joelhos, ciáticas
  • Equilibrio e segurança física e emocional.

Obs.:

  • Montar postura (ásana) e permanecer de 30s pelo menos.
  • Fazer para os dois lados.

 

GUERREIRO

  • Com os joelhos levemente flexionados afastar ao máximo os pés um do outro, girando um deles em 90º flexionando o joelho. Alinhar os braços na altura dos ombros com os dedos juntos e as palmas para baixo. Giro de 90º do pescoço e manter o olhar na direção da mão do lado perna flexionado.

formiga

  • Idem a parte pernas agora flexionando o cotovelo e levando ele em direção ao joelho flexionado, apoiando o braço da cocha, manter o outro braço estendido e girar o pescoço na direção deste.

formiga em torção

  • Mantem a posição de perna e faz uma rotação de tronco buscando passar o ombro pela perna contraria

corredor

  • Manter a perna flexionada. Descer com o peito na direção do joelho flexionado e, se possível, apoiar as duas palmas das mãos no chãoReiniciar para o outro lado

Posturas fáceis do Yoga para melhorar nosso dia a dia!!

Posturas do yoga podem ser bastante uteis no nosso dia a dia e  acessíveis a todos, mesmo para quem nunca praticou.

Ásanas, ou posturas do yoga, são todas as posições corporais que possam ser mantidas pelo nosso corpo. Obviamente utilizamos algumas que a experimentação e o estudo nos indicam como sendo as mais benéficas e viáveis para os ocidentais. Existem algumas que os indianos fazem com a maior facilidade que temos dificuldade para fazer. Cada professor tem seus motivos para definir esta ou aquela postura ou serie. Normalmente tem haver com as características dos alunos ou de sua formação.

São muito mais que exercícios físicos, possuem efeitos terapêuticos e psicológicos. Fisicamente, as práticas nos beneficiam de diversas formas, além de melhorar a flexibilidade dos músculos e das juntas, também os fortalecem e melhoram a postura do corpo.

Abaixo uma pratica muito util:

  • Relaxamento de tensões musculares, muito comuns na vida cotidiana atual(ombros, pescoço e costas).
  • Alivio de dores de cabeça, coluna, peito e braços
  • Calmante emocional e preparação para um dia de trabalho.

Obs.: Montar postura (ásana) e permanecer de 10s pelo menos

DSC04743

  • braços estendidos na frente – pulsos flexionados – palmas para frente. Trazer os cotovelos para traz, até alinhar com ombros. Em movimento sincronizado, queixo para cima e cotovelos para traz até seu limite.

DSC04755

  • Finalizar com auto abraço

DSC04799

  • Cotovelos flexionados – braços alinhados com ombros – palmas para frente. Em movimento sincronizado, queixo para cima e cotovelos para traz até seu limite

DSC04750

  • Fechar braços na frente

DSC04745

  • Braços estendidos – alinhados com os ombros – palmas para cima. Em movimento sincronizado, queixo para cima e braços para traz até seu limite.DSC04749
  • Idem com rotação de 360º no braço. Em movimento sincronizado, queixo para cima e braços para traz até seu limite.

DSC04758

  • braços estendidos atrás, mãos unidas, dedos cruzados. Elevar até se levar para frente o tronco

DSC04793

  • Angel mudra (mãos em oração), apontando para baixo na altura da lombar, girar braços e elevar as mãos em direção à cabeça até o limite e permanecer.ombros abertura peitoral4
  • Mãos encaixadas uma na outra, ganchos com os dedos juntos, e um cotovelo para cima e outro para baixo

Aproveite!

Namastê!

Alongamento e flexibilidade, o que é? Porque devo saber?

O autoconhecimento é o caminho da evolução e do aprimoramento pessoal, porque somente melhoramos algo que conhecemos e entendemos. Por que priorizar o entendimento a respeito de flexibilidade e alongamento? Por que conseguimos resultados rápidos e com percepção imediata.

Flexibilidade

É a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

A diminuição da flexibilidade resulta em um decréscimo da amplitude de movimento da articulação.

Ela não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum, em um dado indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros.

Alongamento

 É um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é muito comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como o yoga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia.

São voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade articular.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade, elasticidade, prevenindo lesões.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.

Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. Mesmo quem apresenta algum problema específico pode.

Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas, e ativam a circulação.

A respiração é considerada fundamental, pois quando se respira profundamente, aumenta-se o relaxamento muscular, o que potencializa o resultado. Ela, também,  dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

Abaixo alguns exemplos:

 alonfamentos

 

 

 

 

 

 

 

Lembramos da articulação somente quando ela reclama.

 Articulações e seus desbloqueios!!

 

Articulação:

São conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos. É um conjunto de estruturas cuja finalidade é unir e proteger dois extremos ósseos adjacentes.

Articulação

Uma articulação saudável é a chave do movimento fluido, gracioso e leve. Outro aspecto é que ela é responsável, junto com os músculos e tendões pela nossa flexibilidade.

Desbloqueio articular

 O que vou ensinar aqui não substitui o trabalho de um fisioterapeuta quando existirem bloqueios graves ou indicação médicas. Ensinarei apenas a liberação articular de possíveis bloqueios leves, muito útil antes da pratica de exercícios, pois prepara as articulações para o trabalho e previnem desconfortos e lesões. São exercícios, normalmente circundução, flexão e extensão e são realizados individualmente nas principais articulações, com repetições determinadas pela necessidade e interesse.

Abaixo um exemplo de desbloqueio de coluna, onde as fotos mostram os dois pontos extremos de um movimento contínuo e suave, extremamente benéfico e muito agradável. Importante sincronizar com a respiração

desbloqueio de coluna

  

Série de desbloqueio com equilíbrio

1-Levar o centro do corpo para um dos pés, tirar o outro do chão e:

-alongar dedos contra o chão.

-rotação de tornozelo, joelho e quadril, para ambos os lados, pelo menos três repetições.

(mudar o pé de apoio e trabalhar o outro lado)

Obs.: movimentos lentos e respiração suave.

desbloqueio com equilibrio1       desbloqueio de ombros2

 

2-Com os dois pés no chão, joelhos levemente flexionados:

-encaixar quadril.

-rotação de ombros, cotovelos e pulsos.

-abrir e fechar as mãos.

 

3-movimento lateral de pescoço e para cima e para baixo.

-rotação de pescoço circular (reunindo as quatro direções)

Obs.: Movimentos suaves, contínuos e com a respiração apenas pelo nariz.

 

circundução de pescoço 4circundução de pescoço 3

circundução de pescoço 2circundução de pescoço 1