Consciência pelo Movimento

Este é o nome é de um livro que gosto muito, de Moshe Feldenkrais, engenheiro israelense, que estudou os movimentos corporais profundamente, e desenvolveu um método de correção postural que tem tanta importância que ficou conhecido como “Ioga Ocidental”, e, é largamente utilizado por terapeutas físicos e psicoterapeutas.

Porque trouxe este assunto aqui, por que como tantos, sou fã deste cara! Admiro muito a visão dele!

Nesta semana lendo um artigo de uma grande referencia da neurociência, professor alemão Konrad Kording, cresceu ainda mais minha admiração por Moshe, pois o famoso cientista traz confirmações com seus estudos para seu trabalho.

Olhem o que diz Feldenkrais:

“Cada um de nós fala, se move, pensa e sente de modos diferentes, de acordo com a imagem que tenha construído de si mesmo com o passar dos anos.”

Até aí nada de novo, criamos nossa autoimagem e ela guia nossas atitudes.

“Para mudar nosso modo de ação, devemos mudar a imagem própria que esta dentro de nós.”

Aqui já despertou minha curiosidade, mas ele se torna leitura indispensável quando fala:

“Nossa autoimagem consiste de quatro componentes que estão envolvidos em toda a ação: movimento, sensação, sentimento e pensamento… estão presentes em todas as ações, …influenciam e são influenciados um pelo outro.”

Definitivo para mim.

Ele acaba escolhendo o componente movimento, para desenvolver seu método e comprovou, que através da reeducação postural, a pessoas aprimoraram sua autoimagem e evoluíram também com relação à percepção do mundo, de seus sentimentos e pensamentos.

Aqui, vejo minha mestra yoga falando para seu atento aluno, “yoga é uma ação psicofísica, pratique com amor, entrega e disciplina e evoluirá em todos os aspectos da vida.”.

 

Namaste

Porque cuidar do corpo?

Se perguntarmos isto para um médico, um psicologo, um educador físico, etc…, cada um provavelmente terá uma resposta um pouco diferente, com o ponto de vista da sua área, eu falarei como professor de yoga.

Depois de definir que o caminho da iluminação era a meditação, os sábios antigos do yoga perceberam que ter um corpo saudável, flexível e forte era de grande importância no processo, pois os yoguins (praticantes) que cuidavam do bem estar físico e mental meditavam melhor.

Desta percepção surgiu o Hatha-Yoga para “…desenvolver o potencial do corpo, para que ele seja capaz de suportar a força e o peso da realização transcendental”, como diz Georg Feurstein em – A Tradição do Yoga, Ed. Pensamento, talvez o melhor conteúdo em português sobre o assunto.

O Hatha é uma abordagem do Yoga Clássico  com enfase nos asanas (posturas físicas) e pranayamas (praticas respiratórias), que foi base para muitos mestres, que o aprimorá-lo ou usaram como base para desenvolver seus conceitos.

De lá pra cá muita coisa mudou, mas este conceito ainda faz muito sentido para meus mestres  e para mim, por isto praticamos e ensinamos os asanas e pranayamas em nossas aulas, que nos fortalecem para a pratica e nos ajudam com nossas necessidades de homens/mulheres atuais.

Uma boa pratica, nos dias de hoje,  vai sempre levar em conta a preparação, com aquecimentos, alongamentos e desbloqueios para a melhorar nosso resultado e aproveitamento, mas, apenas estes exercícios já  nos ajudam  a vivermos bem e nos aprimoramos.

Sabemos que existem muitas formas de cuidar do corpo e os asanas são apenas um deles, consideramos todos validos e bem vindos, porque o essencial é estarmos caminhando em busca da nossa evolução, o que talvez seja grande diferencial deles seja a ação psicofísica que ganhamos, podemos ter este duplo efeito, o que  é muito apreciado pelos praticantes, “os asanas me acalmam e me fortalecem”, “durante a minha pratica esqueço meus problemas e volto para eles depois fortalecido”, exemplos de testemunhos meus.

Namaste!

 

 

 

Importância de relaxar

Relaxar é da natureza do nosso corpo, cada músculo retorna ao repouso após uma contração naturalmente, então porque temos tanta dificuldade para relaxar? Porque interferimos na natureza, ou seja, tensionamos músculos e os mantemos tensionados desnecessariamente, levando-nos para situações de stress emocional e mental, e então, normalmente,  vamos precisar ajudar a natureza a nos equilibrar, pois ela terá dificuldade de fazer isto sozinha.

Como inconscientemente levamos o corpo à sobrecarga das contraturas, dos encurtamentos musculares, com suas consequências mais conhecidas, tais como insônia, dores articulares e musculares constantes, fadiga, etc…, precisaremos trazer para o consciente esta situação e contexto, por que, para realizarmos um auto relaxamento eficiente será necessário exercitar a presença de nossa atenção no momento presente e em nosso corpo.

Existem muitas técnicas, que na maioria das vezes são, nada mais que o ato de olharmos para nos mesmos, parte a parte, e comandarmos o relaxar. Isto, normalmente já traz ótimos resultados, mas para mantermos os benefícios a longo prazo será importante nos dedicarmos a práticas de autoconhecimento e auto percepção.

Podemos usar atividades físicas intensas e a produção de endorfina e outros neurotransmissores para ajudar, mas, em alguns casos, estamos tão contraídos que precisaremos de um bom alongamento e aquecimento antes, para evitarmos lesões.

No yoga aprendemos que a hora de relaxar é a oportunidade de deixar o corpo integrar os efeitos da prática. Que durante este período de repouso, o prana (energia vital), ativado pelas posturas pode ser usado para energizar todo o organismo e é normalmente utilizado no fim de uma atividade, pois reabastece nossa disposição, parece mesmo que tiramos uma soneca recuperadora, e podemos reiniciar nossas tarefas, renovados.

Podemos usar do relaxamento em nosso dia a dia quando nos sentirmos cansados, ou de forma regular, para manutenção do bem estar e recuperação do stress. Basta parar uns minutos e relaxar, um período de uns 20 minutos e podemos voltar às atividades, certamente, mais atentos, produtivos bem humorados. Quanto mais se pratica, melhor se sente.

Procure um professor, um grupo ou relaxe sozinho, temos tutoriais, vídeos, áudios a vontade na rede, claro que recomendamos nossos canais, mas, recomendamos fortemente a você que esta lendo que pratique o relaxamento regularmente, certamente a sua vida terá mais sabor e alegria!!