Dificuldades para meditar?

Seguidamente ouço falar que meditar “é algo muito difícil”, “inacessível para pessoa comum e precisa ser santo, iluminado para conseguir”.

Costumo falar que todos somos capazes e estamos habilitados, mas precisamos entender o que é meditação e não potencializar os obstáculos.

Da meditação, como também do yoga, temos muitos conceitos, ou preconceitos no ocidente, vou compartilhar minha maneira de ver, que me parece ser muito simples:

  • Meditar é serenar a mente, adotar uma atitude contemplativa e observadora em relação a tudo o que acontece dentro e fora de nós.
  • Um texto muito antigo do yoga fala que ele é “o serenar das ondas mentais”. E dos oito passos para iluminação, que este mesmo texto indica, o penúltimo é a meditação e o ultimo o samadhi, ou a transcendência.

Sim, os santos e iluminados meditam, mas o caminho é longo até o alto da montanha onde eles estão, este caminho é a meditação, que mesmo se percorrido por nós aqui no vale, nos trará benefícios, alegrias e bem estar, mesmo que não tenhamos qualquer objetivo de sair vale, ou adentrar em caminhos misteriosos.

Meditar é uma habilidade, como andar de bicicleta, dirigir um carro, correr, lavar louca. Precisamos de um tempo para assimilar a técnica e treinar se quisermos ser um bom praticante, portanto, procure, experimente, insista.

Estou neste processo a muitos anos, ainda engatinhando, como um bebê, mas consciente que a meditação me tornou uma pessoa melhor e mais feliz.

Importante é a disciplina e a persistência, começar devagar mas com constância, com metas conservadora e viáveis…talvez uns 10 min uma vez por dia e tornar isto um habito, para então pensar em evoluir.

Dicas importantes para pratica em casa:

-definir local que possa ser usado pelo tempo necessário sem interrupções, e se possível para todos os dias.

– horario fixo, e criar um ambiente no local com objetos e decorações significativos e que induzem introspecção.

-criar um ritual(Ex.: …acordo pela manhã, tomo água, escovo os dentes e medito, ou, …chego do trabalho, tomo um banho e medito,… etc.

Boas praticas!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *