Importância de relaxar

Relaxar é da natureza do nosso corpo, cada músculo retorna ao repouso após uma contração naturalmente, então porque temos tanta dificuldade para relaxar? Porque interferimos na natureza, ou seja, tensionamos músculos e os mantemos tensionados desnecessariamente, levando-nos para situações de stress emocional e mental, e então, normalmente,  vamos precisar ajudar a natureza a nos equilibrar, pois ela terá dificuldade de fazer isto sozinha.

Como inconscientemente levamos o corpo à sobrecarga das contraturas, dos encurtamentos musculares, com suas consequências mais conhecidas, tais como insônia, dores articulares e musculares constantes, fadiga, etc…, precisaremos trazer para o consciente esta situação e contexto, por que, para realizarmos um auto relaxamento eficiente será necessário exercitar a presença de nossa atenção no momento presente e em nosso corpo.

Existem muitas técnicas, que na maioria das vezes são, nada mais que o ato de olharmos para nos mesmos, parte a parte, e comandarmos o relaxar. Isto, normalmente já traz ótimos resultados, mas para mantermos os benefícios a longo prazo será importante nos dedicarmos a práticas de autoconhecimento e auto percepção.

Podemos usar atividades físicas intensas e a produção de endorfina e outros neurotransmissores para ajudar, mas, em alguns casos, estamos tão contraídos que precisaremos de um bom alongamento e aquecimento antes, para evitarmos lesões.

No yoga aprendemos que a hora de relaxar é a oportunidade de deixar o corpo integrar os efeitos da prática. Que durante este período de repouso, o prana (energia vital), ativado pelas posturas pode ser usado para energizar todo o organismo e é normalmente utilizado no fim de uma atividade, pois reabastece nossa disposição, parece mesmo que tiramos uma soneca recuperadora, e podemos reiniciar nossas tarefas, renovados.

Podemos usar do relaxamento em nosso dia a dia quando nos sentirmos cansados, ou de forma regular, para manutenção do bem estar e recuperação do stress. Basta parar uns minutos e relaxar, um período de uns 20 minutos e podemos voltar às atividades, certamente, mais atentos, produtivos bem humorados. Quanto mais se pratica, melhor se sente.

Procure um professor, um grupo ou relaxe sozinho, temos tutoriais, vídeos, áudios a vontade na rede, claro que recomendamos nossos canais, mas, recomendamos fortemente a você que esta lendo que pratique o relaxamento regularmente, certamente a sua vida terá mais sabor e alegria!!

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